domingo, 2 de maio de 2010

Ouvir é uma Arte

por Wilson Francisco - wilson153@gmail.com

Hoje, Senhor, quedo-me diante de ti para confessar que estou descobrindo caminhos novos.
Diante de criaturas que falam de suas dores consigo ouvi-las com a alma.
Antes, havia um burburinho em minha alma e eu tinha uma infinidade de verdades, de ansiedades que se acotovelavam em meu peito, impedindo-me de sentir a dor do outro.
Eu consigo me calar integralmente e, então, as palavras das outras pessoas penetram em meus ouvidos e deslizam pelo meu corpo e alma e encontram guarida em meu coração e um porto seguro em meus pensamentos .
Sabe, Senhor, às vezes eu nem preciso responder ou finalizar caminhos. Elas, as outras pessoas, por si só vão encontrando soluções para os seus problemas.
É maravilhoso, Senhor, observar essas outras pessoas andando calmamente, após ter realizado suas confissões.
Assemelham-se a passarinhos que encontram seus ninhos e as mães que as acalentam no peito.
Uma outra descoberta eu fiz, Senhor. Posso ver as pessoas em situações de um jeito diferente. É gostoso ver o outro lado, ver o que elas sentem e pensam sem que eu faça um julgamento pré-concebível. Antes eu observava tudo com os olhos de ontem tendo como referência o que aprendera ou as atitudes que elas tiveram no passado.
Era complicado e, às vezes, doloroso.
Pois é, agora estou aprendendo a olhar, com o coração... olhar a alma de tudo e de todos. É só dizer o que sinto em sintonia com o universo ou com a alma da própria pessoa.
Aprendi que não tenho todos os caminhos nem soluções. Sou também um viajante desse universo e só posso iluminar meus caminhos ou aqueles que eu já percorri. O que posso dizer, Senhor, é que elas façam o melhor por si mesmas, amem-se intensamente e se perdoem infinitamente.

Ah, Senhor! Quantas pedras carreguei em meus ombros; quantas imagens nocivas guardei em meu cérebro e coração. Agora, quero ser livre, quero me libertar de medos e culpas para poder levar com mais leveza minha vida.

Você já deve ter tido a triste experiência de querer e precisar falar de si, da sua dor e dúvidas. Mas, a criatura que você escolheu para fazer a confissão não consegue ouvir... mal você inicia seu depoimento e a outra logo interrompe dizendo: Ah, minha amiga! Bem sei o que sentes. Olha isso não é nada... você precisa ver o que aconteceu com minha prima ... e aí ela vai relatando coisas e fatos distantes de você, ausentando-se e deixando-a ali sozinha.

Ouvir é uma arte! E saiba que um dos órgãos mais complexos e completos que seu corpo possui é o ouvido. É um aparelho perfeito que pode transformar sons em palavras. No entanto, fique sabendo que esses ouvidos nada podem perceber quando a alma está ausente.

Ouvir é a arte de aconchegar almas... quando você ouve com a alma e coração, a sensação que é transmitida ao outro, assemelha-se ao carinho que os seios de uma mãe oferecem ao rosto da criança na amamentação.

Ouvir com a alma é antenar-se com o Deus que existe no outro ser. Você tem dúvidas de como se iniciar nessa arte? Ora, é fácil, exercite-se ouvindo os pássaros, observe o barulho da água, dê atenção ao pobre que estende a mão.

Reserve um tempo e dê ouvidos para aquela pessoa empinada cheia de jóias que fala sem parar de suas vaidades. Ouse tudo e tenha a coragem de se sentir agraciado por Deus.

Um comentário:

  1. Tudo o que eu precisava ler hoje!!!
    As palavras são muito importantes e as mensagens para iluminarem nossos caminhos mais ainda porque as vezes perdemos um pouco o foco....e depois de ler uma mensagem dessa relembramos ele!Obrigada amiga

    ResponderExcluir